Secretaria da Cultura

Canto Lírico

O curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí visa a desenvolver no aluno, além da competência técnica, o cultivar constante do desenvolvimento vocal e musical na arte do canto.
São tratados gradualmente a base técnica da voz cantada, a expressividade artística e a capacidade de percepção e transmissão de ideias musicais dentro de estilos específicos.
O conteúdo programático envolve conteúdos de técnica vocal tais como respiração, sonoridade, afinação, articulação e dicção de peças em diversos idiomas, também conteúdos interpretativos como fraseado musical, relação texto-música, abordagens estilísticas, postura de palco, domínio e memorização da obra executada.
Por meio de aulas semanais é desenvolvido um repertório escolhido para as especificidades de cada aluno.
O programa, composto com objetivo de fornecer uma visão ampla e abrangente de repertórios e estilos diversos, é desenvolvido em 12 semestres:

1º semestre: 1 Ária Antiga; 1 Estudo
2º semestre: 1 Estudo ou 2 Estudos; 1 Ária Antiga ou 2 Árias Antigas
3º semestre: 1 Ária Antiga; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira
4º semestre: 1 Ária Antiga; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira; Livre Escolha
5º semestre: 1 Ária Antiga; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira; 1 Livre Escolha; 1 Ária de Ópera
6º semestre: 1 Ária Antiga; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira; 1 Livre Escolha; 1 Ária de Ópera
7º semestre: 1 Oratório, Missa ou Cantata; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira; 1 Livre Escolha; 1 Ária de Ópera; 1 Lied
8° semestre: 1 Oratório, Missa ou Cantata; 1 Estudo; 1 Canção Brasileira; 1 Chanson (Melodie); 1 Ária de Ópera; 1 Lied
9º semestre: 1 Musical; 1 Livre Escolha; 1 Canção Brasileira; 1 Chanson (Melodie); 1 Ária de Ópera; 1 Lied
10º semestre: 3 peças novas de livre escolha; elaboração de programa com o repertório estudado em todos os semestres, com duração entre 40 e 60 minutos.
11º semestre: apresentação de metade do programa elaborado no 10° semestre, podendo ser dividido nas avaliações dos dois bimestres.
12º semestre: apresentação da outra metade do programa elaborado no 10° semestre na prova do 1° bimestre ou o repertório na íntegra, a critério do professor; concerto de conclusão de curso, prova final.
Além da formação em 12 semestres, o curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí também oferece dois semestres de aperfeiçoamento, nos quais aluno e professor escolhem uma temática a ser abordada. O objetivo do aperfeiçoamento é proporcionar um desenvolvimento mais específico em determinado gênero musical ou poético.

Cadmo Fausto
Regente

Coordenador

Paulistano, filho dos artistas plásticos Carlos Augusto e Ida Santoro, iniciou atividades musicais aos oito anos de idade, ao piano. Teve como professores Fábio Luz, Homero Magalhães, Maria José Carrasqueira e Beatriz Reman. Participou de cursos de aperfeiçoamento com os pianistas Felippe Silvestri, Charles Dobler, Regina Luponni e Magdalena Tagliaferro, por quem foi convidado a continuar os estudos pianísticos em Paris. Premiado em diferentes concursos de piano, estudou no Conservatório de Tatuí, Escola Municipal de Música de São Paulo (na classe de composição de Osvaldo Lacerda) e concluiu bacharelado em piano na Universidade São Judas Tadeu na classe de Maria José Carrasqueira. É mestre em Educação, pela Universidade de Sorocaba. Como regente coral foi assistente do maestro Samuel Kerr. Fez cursos de regência coral com vários regentes internacionais como Henry Leck, Alberto Grau, Carlile Weiss, entre outros. Atualmente, trabalha com coros mistos, feminino, da terceira idade e infantis. Encara o coro como uma forma de musicalização e formação vocal para amadores, tendo como destaques os inúmeros arranjos corais também com a preocupação com o resgate da música popular brasileira, regional e folclórica. Nesse sentido, coordena o Madrigal Universitário e Terceira Idade da Uniso (Universidade de Sorocaba) – onde é professor titular - e desenvolve trabalhos profissionais junto aos coros “Cantares”, “Coral Saúde na PUC Sorocaba”, “Coral Infantil do Colégio Anglo” e “Coral do Colégio Dom Aguirre”. É regente do Coro do Conservatório de Tatuí – com o qual conquistou o bicampeonato no Mapa Cultural Paulista, categoria canto coral. Também detém a coordenadoria da área de canto e coral do Conservatório de Tatuí.

Cibele Sabioni

Canto Coral

Formada em regência instrumental no Conservatório de Tatuí, onde também atua como professora na área de canto coral. Bacharel em instrumento na Universidade de Bauru com especialização em Havana (Cuba). Como regente coral estabeleceu cinco grupos, trabalhando intensamente o repertório brasileiro.
Foi regente convidada para desenvolver clínica vocal no Festival Internacional de Teatro de Curitiba; Conservatório Nacional de Assunción (Paraguay) e Universidade Nacional de Vila Maria (Argentina).
Em 2005 foi cantora solista convidada com o Quarteto Fala Brasileira, pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira), para uma turnê por cinco cidades do Estado de São Paulo. Foi cantora solista convidada pela “Orquestra de Vientos” de Santa Rosa (Argentina) e Banda Sinfônica Municipal de Bilbao (Espanha) cantando repertório brasileiro. Cantora do Quarteto Fala Brasileira, foi convidada juntamente com esse grupo para representar o Brasil no Festival de Música Latina na Berklee College em Boston (EUA).
Participou da I e II Conferência Sul Americana de Compositores e Regentes de Banda Sinfônica em Tatuí (2002 e 2004); III Congresso Ibero Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda em Córdoba (Argentina); em 2006 participou da Conferência Estadual de Educação Musical, Coral, Banda Sinfônica e Orquestras em Minneapolis (EUA).
Atualmente, é cantora do Quarteto Fala Brasileira e membro fundadora do Foro Latino Americano de Maestrinas de Banda Sinfônica e Orquestra.

Cristine Bello Guse

Canto Lírico

Mezzo-soprano, formada pelo Instituto de Artes da UNESP sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Guimarães e mestre em Práticas Interpretativas sob a orientação da Profa. Dra. Martha Herr. Defendeu o trabalho “O cantor-ator, um estudo sobre a atuação cênica do cantor na ópera”, o qual foi publicado pela editora da UNESP. Recentemente, reingressou na Pós-graduação desta instituição para cursar o programa de doutorado em Teoria e Praxis do Processo Criativo, novamente sob a orientação da Profa. Dra. Martha Herr. Iniciou sua atuação como solista no Núcleo Universitário de Ópera, atuando em West Side Story, O Mikado, Forrobodó, Os Piratas de Penzance e A Ópera dos três Vinténs. Entre outras participações estão a personagem Melissa da ópera de La Liberazzione di Ruggero dell’Isola d’Alcina, Maddalena de Rigoletto, Flora de La Traviata e a personagem título da ópera Orfeo ed Eurídice de C. W. Gluck. No repertório sacro atuou como solista em Stabat Mater de G. Pergolesi, Réquiem de W. A. Mozart, Cantata 29 de J. S. Bach, Beatus Vir e Gloria de A. Vivaldi, Missa Nelson de J. Haydn, Come ye sons of Art de H. Purcell e Oratório de Natal de C. Saint-Säens. Também fez parte do ensemble da produção de Möeller & Botelho do musical A Noviça Rebelde durante a temporada em São Paulo. Em 2012, especializou-se em atuação cênica para cantores no Wesley Balk Opera/Music-Theater Institute em Minneapolis/EUA. Em 2013, estreou como diretora cênica no espetáculo Bastião & Bastiana, uma adaptação da ópera de W. A. Mozart realizada pelo Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. Atualmente, leciona regularmente o Workshop Preparação do performer da ópera, destinado a desenvolver a habilidade de integração vocal e cênica em jovens cantores interessados neste mercado de trabalho. Faz parte do colegiado de professores de canto lírico e música de câmara do Conservatório “Dr. Carlos de Campos” da cidade de Tatuí e de canto lírico da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Damares Silva Matheus

Canto Lírico

Diplomada em Artes Práticas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba em 1975. Diplomada no curso de Piano Clássico pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, em 1984, onde estudou com artistas renomados entre eles Fulvia Escobar, Yara Ferraz e Amaral Vieira.
Iniciou seus estudos de canto lírico com o cantor do Scalla de Milão, o tenor Francisco B. Ferry, concluído em 1990. Atualmente estuda com o tenor internacional Benito Maresca.
Participou de masterclasses para instrumentistas de sopro e cantores, ministrados pelo professor Keith Underwood, tendo também freqüentado o curso de expansão cultural de regência coral e técnica vocal pelos professores de regência coral Alexandre Zilahi Junior e de técnica vocal por Antonio Carlos Ferraz de Campos. Freqüentou, ainda, masterclasses de canto e piano com a professora Elizabeth Mucha e de canto lírico com a professora Jaunelle Celaire.
Lecionou piano no Conservatório Artístico e Musical Davino Tardelli da Silva. No Conservatório de Tatuí lecionou piano de 1985 a 1990 e canto lírico desde 1990 até presente data. Na cidade de Sorocaba atua na área de canto coral, sendo preparadora vocal e regente do coro Cantores de Sião, regido por Dorotéa Kerr – coro com o qual participou da gravação de cinco CDs e um DVD, se o primeiro com a Orquestra Brasileira de Músicos Evangélicos, o segundo com a Camerata David Machado, o terceiro com Órgão de Tubos, o quarto com Grande Coral Evangélico e o quinto com o Grande Coral Evangélico e Congregação (com quarteto de sopros e órgão de tubos).

Edmo Perandin Guimarães

Canto Coral

Formado no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e especialista em voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, no curso de fonoaudiologia. Desde 1989 vem se dedicando ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do canto erudito. É triatleta e realizou, por meio desse esporte (triathlon), uma experiência única acerca do funcionamento natural do corpo e do organismo, marcando o início da elaboração de novas técnicas de organização corporal e respiratória direcionadas à voz profissional/artística, consolidadas e intitulada desde 2000 como Sistema de Fonação Voz & Saúde - Edmo Perandin. Atualmente é professor no Conservatório de Tatuí nas áreas de Artes Cênicas, MPB & Jazz e Canto; é regente do Coral Flex Em Canto de Sorocaba (SP) desde sua formação, em 2006; presta assessoria vocal a atores, cantores e grupos; trabalha na divulgação do Sistema de Fonação Voz & Saúde – Edmo Perandin por meio de workshops, palestras, cursos e oficinas.

Ester Freire

Canto Coral

Formada em licenciatura plena em música e bacharelado em composição e regência pela Faculdade de Música “Carlos Gomes” (SP). Formada em regência pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.
Desenvolve projetos educacionais no ensino de música para crianças, adolescentes e adultos em instituições, escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo, interior do Estado e na SESC.
Atualmente é professora de canto coral no Conservatório de Tatuí, regente dos coros da empresa Nextel e regente do Coro da Igreja Luterana da Lapa-SP. É professora de música da Escola Piccolino/Atitude Educação Infantil e Ensino Fundamental em São Paulo.
Consultora da área de musicalização infantil da franquia americana Gymboree Play and Music.
Foi aluna das professoras Josete Ferez e Enny Parejo (musicalização).
Estou regência com Yara Campos, Cadmo Fausto e Abel Rocha. Já orquestração e composição, estudou com Celso Mojola.

Karin Schincariol Vercellino

Canto Coral / Coro Nas Escolas

Iniciou sua carreira musical aos 12 anos de idade nas classes da professora Zoraide Mazzulli Nunes no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Aos 13, estudou violino na mesma instituição com Eduardo Paskevicius, tendo apresentado-se em orquestras pedagógicas da escola de música até o ano de 1986.
Formada em educação artística - habilitação em música, passou, em 1989, a trabalhar como regente dos coros do Conservatório de Tatuí. Em 1990 ingressou no projeto Coral do CDMCC e Projeto Escolas, numa parceria do Conservatório com a Prefeitura de Tatuí, sob a supervisão de Cadmo Fausto Cardoso. No mesmo ano iniciou suas atividades como contralto no Coro do Conservatório de Tatuí (Da Boca Pra Fora), apresentando programas como “Da Boca do Circo”, “Pescadores” e “Trens”. Com o mesmo grupo, venceu o Mapa Cultural Paulista por duas vezes e gravou o CD “Expressões”, no qual foi chefe de naipe dos contraltos. Junto ao Coro de Câmara do CDMCC gravou dois programas exibidos pela Rede Vida de Televisão.
Atualmente, é regente de coros infantis, juvenis e adultos do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Cadmo Fausto Cardoso.

Marcos Baldini

Canto Lírico e Canto Coral

Iniciou seus estudos de canto no Conservatório de Tatuí (1998), sendo o primeiro sopranista a ingressar no curso de canto desta instituição. Dentre os mestres de canto e interpretação da Música Barroca destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Julia Goding (Inglaterra), Pedro Couri Neto (MG) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia / Suíça), o qual o classificou como um legítimo cantor soprano masculino. Formado em canto lírico na classe da professora Angelina Colombo Ragazzi e regência coral com Cadmo Fausto, ambos pelo Conservatório de Tatuí. Tem ministrado diversas oficinas de Técnica Vocal para coralistas e regentes corais em diversas cidades do Estado de São Paulo. Em 2009, integrou o elenco da Ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell, marcando a criação e inauguração do Departamento de Ópera do Conservatório de Tatuí, sob a direção de Marcelo Cardoso Gama, atuando ao lado de Laura de Souza e Leonardo Neiva. Em 2010, ministrou o Oficina de Canto Barroco, organizado pelo Centro de Artes e Letras, no II Encontro de Musicologia e Performance da UFSM (RS), além da Palestra “A prática vocal do período Barroco e História e características da atividade musical dos castrati na ópera dos séculos XVII e XVIII”.
Atualmente, é parte integrante do corpo docente do Conservatório de Tatuí, em coral infantil e canto lírico, além de integrar o Coro do Conservatório de Tatuí.

Marcos Nascimento

Canto Lírico

Educador musical graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formado em regência coral e canto lírico com aperfeiçoamento em canção brasileira pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Foi aluno de Mariana Cioromilla, Sueli Freitas e Benito Maresca. Participa ativamente de cursos de formação em canto lírico, percepção musical e composição e regência com professores renomados do Brasil e exterior tais como Walter Chamun, Giorgette Jounelle, Ângela Barra, Laura de Souza, Lício Bruno, Celine Imbert, Martha Rerr, Francisco Campos Neto, Alzeny Nelo, Rosemeire Moreira, Marco Lucado, Bohumil Med, Ronaldo Silva, Enny Parejo,Cadmo Fausto, Abel Rocha, Edmundo Villani-côrtes, Rui Paulo Teixeira, Oscar Escalada, Sergio Vasconcellos Correa, entre outros. No Conservatório de Tatuí, atua como professor de canto lírico e matérias teóricas. Desenvolve importante atividade de pesquisa na área de educação musical para alunos infanto-juvenis, tendo como base a audiação e o desenvolvimento vocal. É integrante do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, onde realiza trabalho de monitoria com alunos bolsistas, previamente selecionados. Como coralista e solista junto ao Coro do Conservatório de Tatuí, apresentou obras de grande repercussão como Carmina Burana de Carl Orff, a Sinfonia nº 9 em ré menor – op 125 de L. V. Beethoven, A Criação de J. Haydn, Vesperae Solemnes de Confessore – KV 339 de W. A. Mozart, Missa de Requiem em D menor – opus 48 de Gabriel Fauré, dentre outras, em importantes salas de concerto do país como Sala São Paulo, auditório Cláudio Santoro (Festival de Campos do Jordão), Teatro da UNIMEP em Piracicaba, Teatro Politheama em Jundiaí, Teatro Theotônio Villela em Sorocaba, Teatro Procópio Ferreira em Tatuí, dentre outros. Integra o Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí com o qual, em 2013, realizou montagem da ópera “Bastião e Bastiana” de W. A. Mozart, tendo atuado ativamente na produção do espetáculo. Atuou como coralista das óperas Dido e Eneas de Henry Purcell, Orfeo ed Euridice (Orfeu e Eurídice) de Christoph Willibald Gluck e Orfeo no inferno (Orphée aux enfers) de Jacques Offenback. Participou como solista junto à Orquestra do Conservatório de Tatuí nos concertos Messe – opus 147 de R. Schumann, Messiah – HWV 56 de G. F. Händel, Missa Brevis in G Major – KV 140 e Requiem KV 626 de W. A. Mozart. Em 2010 apresentou o recital "Serenata" com canções do compositor Fúlvio Ferrari, e em 2013 apresentou o recital para piano e voz "Dichterliebe" – opus 48 de Robert Schumann na programação do "V Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí".

Marilane Bousquet

Canto Lírico

Soprano, professora de Canto Lírico e preparadora vocal. Iniciou seus estudos musicais como pianista, desenvolvendo sua formação como aluna das professoras Dalva Albernaz e Glacy Antunes de Oliveira na UFGO e Ilara Gomes Grosso na UFRJ. Formada em Licenciatura em Música pela UFRJ e Bacharelado em Canto com formação entre UFRJ e FAAM / FMU, concluindo seu curso sob a orientação do prof. Carmo Barbosa. Durante sua formação de Canto Lírico teve orientação em performance vocal e dicção dos professores: Honorina Barra, Edmar Ferreti, Maria Tereza Peixoto, Cilene Fadigas, Inácio de Nonno, Carol Mc Davit, David Hodges e Elias Moreira da Silva. Vem desenvolvendo seus estudos em pós Graduação como aluna especial nos programas de mestrado e doutorado da UNICAMP, USP e UNESP. Em atualizações profissionais tem participado de workshops e masterclass com enfoques pedagógico, de interpretação e performance vocal. Ao longo de sua carreira artística apresentou-se como solista e recitalista por diversos Estados do Brasil e por cinco Estados norte – americanos (1998). Obteve o 2º. Lugar no IV Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira , em São Paulo, 1997. Seu repertório inclui obras de Handel, Bach, Vivaldi, Pergolesi, Haydn, Schubert, T. Dubois, Mozart, Schumann, Brahms, Mendelssohn, Wolf, Saint-Saens, Lachner, Spohr, Puccini, Verdi, Villa-Lobos, Mignone, Debussy, Fauré, R. Vaughan Williams, Gerswhin e outros compositores. Foi preparadora vocal dos Meninos Cantores (MECCA) do Conservatório Carlos Gomes de Campinas onde lecionou canto, dos coros da Academia Concerto de Sorocaba e do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí na montagem de Bastião & Bastiana em 2013, adaptação da ópera de W. A. Mozart. Exerce atividade pedagógica regularmente como preparadora e orientadora vocal no Núcleo Arte e Cultura em Sorocaba SP e em oficinas e festivais para grupos de teatro, coralistas, solistas e regentes de coros. Desde 2011 é professora auxiliar do workshop Preparação do performer da Ópera ministrado por Cristine Bello Guse. Ingressou como professora no Conservatório “Dr. Carlos de Campos” da cidade de Tatuí em 2009, onde integra o colegiado de professores nas áreas de Canto Lírico e Música de Câmara.

Sueli Poppi

Canto Coral

Licenciada em arte com habilitação em música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), completou sua formação com pós-graduação lato sensu em metodologia de ensino. Iniciou sua carreira como professora no Conservatório de Tatuí em 1978. Atuou como professora de canto coral e, atualmente, trabalha com harmonia e contraponto. Além de sua atuação no Conservatório de Tatuí, também é professora de arte na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.


Voltar | Topo da página

Digimeta