Como estudar

Para saber todos os detalhes sobre o funcionamento, duração e idade mínima para cada curso, você pode fazer o download do Regimento Escolar, no link logo abaixo.


Clique aqui para o download do Regimento Escolar


A seleção de novos alunos aos cursos de música, artes cênicas e luteria ocorrem no início de cada semestre, de acordo com a demanda dos cursos, ou a qualquer tempo em caso de existência de vagas remanescentes.
Podem se inscrever aos cursos qualquer interessado – com ou sem conhecimento musical – respeitando a idade mínima indicada a cada curso.
O candidato pode apenas se inscrever para um curso, exceção feita aos candidatos que pretendem fazer Educação Musical para Educadores, Regência, além de um curso de instrumento/voz. As inscrições podem ser feitas online no site www.conservatoriodetatui.org.br ou, caso o candidato prefira, pessoalmente na secretaria do Conservatório de Tatuí. Terceiros poderão fazer a inscrição para o candidato à vaga desde que estejam munidos dos documentos solicitados e efetuem o pagamento da taxa solicitada.
Para ingressar no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, o candidato se submeterá a duas fases consideradas eliminatórias; a primeira fase será comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento. Esta etapa consiste de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical. O teste auditivo é aplicado de acordo com a faixa etária do candidato: de 07 a 09 anos, de 10 a 12 anos, de 13 a 15 anos, 16 a 17 anos e de 18 anos em diante.
Na segunda fase, chamada de performance, os testes são aplicados da seguinte forma: os candidatos sem conhecimento musical passam por uma entrevista (conforme previsto no regulamento); já os candidatos com conhecimento de música passam por uma entrevista e uma prova prática, na qual o candidato deve tocar ou cantar perante uma banca composta por professores, o que foi exigido no regulamento, conforme a sua idade.
Para ingressar no curso de artes cênicas os candidatos fazem um teste envolvendo leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação.
Os candidatos aos cursos de instrumento, canto, regência e teatro têm de ser alfabetizados.
Os cursos são gratuitos.
Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, deverão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso a situação legal deve estar em ordem e também devem apresentar para a escola o seu visto de estudante.
Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da AACT.
O aluno do Conservatório de Tatuí tem aulas práticas, aulas teóricas e prática de conjunto (ensaio junto aos diversos grupos do Conservatório de Tatuí - tendo grupos, inclusive, para alunos iniciantes).
O candidato inscrito e aprovado no teste/entrevista efetua sua inscrição e no ato desta é encaminhado aos professores de instrumentos e professores de matérias teóricas para marcar seus horários de aulas de acordo com a disponibilidade de cada professor.

IMPORTANTE
A escola não garante ao aluno a frequência às aulas uma única vez por semana, devido às disciplinas que tem para cumprir em sua grade curricular.
Em geral um aluno de nível iniciante deverá frequentar no mínimo duas vezes por semana e quanto mais ele avança em seu curso, mais dias da semana terá de estar presente para cumprir as diversas disciplinas do curso.
Mais informações são oferecidas pelo telefone (15) 3205-8444 ou pelo e-mail: secretaria@conservatoriodetatui.org.br


CURSOS OFERECIDOS


ÁREA

CURSOS

Artes Cênicas

Teatro Juvenil
Teatro Adulto
Cenografia
Maquiagem

Área de Canto

Canto lírico

Cordas

Contrabaixo
Luteria
Viola
Violino
Violoncelo

Choro

Bandolim
Cavaquinho
Clarinete
Flauta transversal
Percussão
Violão

Educação Musical

Musicalização para Educadores
Iniciação Musical
Musicalização Infantil 
Musicografia Braille

Área de MPB / Jazz

Bateria
Canto
Clarinete
Contrabaixo (Acústico e Elétrico)
Flauta Transversal
Guitarra
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone
Trompete
Violão

Percussão Sinfônica

Percussão Sinfônica

Performance Histórica

Cordas dedilhadas antigas (alaúde, guitarra barroca e teorba)
Cravo
Flauta Doce
Fortepiano
Violino barroco
Viola barroca
Viola da gamba
Violoncelo barroco

Piano Clássico

Harpa e Piano

Regência

Regência de Banda
Regência Coral

Sopros – Madeiras

Clarinete
Fagote
Flauta Transversal
Oboé
Saxofone

Sopros – Metais

Eufônio (Bombardino)
Trombone
Trombone Baixo
Trompa
Trompete
Tuba

Violão Clássico

Violão Clássico


Assessoria Pedagógica do Conservatório de Tatuí

 


Voltar | Topo da página

Digimeta