Secretaria da Cultura

Ações Sociais


Projeto Coro na Comunidade


Destina-se ao ensino de canto coral em escolas municipais e instituições de cunho social, caso do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (no projeto “Melhor Idade”) e do Lar Donato Flores de Tatuí, beneficiando, além dos alunos destas instituições, da comunidade e professores da rede municipal de ensino. Os alunos recebem aulas técnicas e formam coros diferenciados. Os resultados do projeto são sentidos dentro das salas de aulas, com melhoria no desenvolvimento escolar, comportamento das crianças envolvidas e auto-estima dos cantores.


O Conservatório de Tatuí apoia ainda iniciativas da própria comunidade por meio de cessão de um profissional para atuar na capacitação de profissionais autônomos e professores, em dois coros distintos: o Coro de Educadores "Ruth Luz" (formado por professores da Rede de Ensino) e o Coral da Cidade “José dos Santos” (voltado a interessados da comunidade tatuiana).


Projeto Pensando na Criança


Este projeto leva uma série de aulas de teatro às crianças da comunidade em volta do Conservatório de Tatuí, criando maior integração das crianças com as artes cênicas e, ainda, apontando novas possibilidades de lazer e entretenimento. Utilizado como ferramenta para integração cultural do Conservatório de Tatuí junto à comunidade local, o projeto parte da premissa de que o teatro-educação não se distancia da arte; ao contrário, aproxima-se dos processos e resultados da criatividade artística. O trabalho desenvolvido nestas comunidades durante o ano letivo objetiva criar o interesse pela arte cênica como forma de educação, cultura e lazer, tendo como alvo principal as crianças. Além de receber espetáculos produzidos pelo Setor de Artes Cênicas, as crianças envolvidas apresentam, no Teatro Procópio Ferreira, os resultados das oficinas recebidas em suas escolas. O projeto beneficia anualmente a 250 crianças da periferia de Tatuí.

Voltar | Topo da página

Digimeta